Nossa Necessidade
O pecado, nosso pecado, leva à morte... todos nós sabemos disso quando pensamos e somos honestos. E infelizmente, o mais que tentamos "ser boas pessoas", parece que somos plenamente incapazes. Deus queria bondade completa, e em vez disso, cada um de nós já escolheu coisas ruins.
"Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá" - Deus, no livro de Gênesis (Tradução NVI)
"Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira." - O Apóstolo Paulo na sua carta aos Efésios (Tradução NVI)
Uma Oferta: Relação
Mesmo que não merecemos, e que já somos desqualificados, Deus pagou para nos reinstituir em comunhão com Ele. Deus não quer só um escravo, ou servo, ou peão... Ele quer um relacionamento. É assim que Ele nos salva:
"A seguir, levantou-se e foi para seu pai. 'Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
'O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
'Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar." - Jesus, no evangelho do Lucas (Tradução NVI)
E o mais que experimentar deste relacionamento... o mais que reconhecerá quanto vale.
"Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.
Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos." - O Apóstolo Paulo, na sua carta aos Filipenses (Tradução NVI)
Começa simplesmente com um "Sim"... vire a Jesus!
Seja batizado ou reafirme o seu batismo, e deixe Ele ser o Senhor da sua vida!
"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: 'Todo o que nele confia jamais será envergonhado'." - O Apóstolo Paulo, na sua carta aos Romanos (Tradução NVI)
"Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: 'Irmãos, que faremos?' Pedro respondeu: 'Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar'." - O Livro de Atos (Tradução NVI)
"Então levou-os para fora e perguntou: 'Senhores, que devo fazer para ser salvo?' Eles responderam: 'Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa'. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados. Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus." - O Livro de Atos (Tradução NVI)
"Tornando Quem Somos"
Depois de confessar o pecado e aceitar o presente de Deus de perdão e relacionamento, o relacionamento com Ele continua todo dia. Os crentes na terra que aceitaram Jesus não são perfeitos ainda, mas se alguém andar com Deus, passo por passo continuará sendo formado à Imagem Dele e se tornando melhor. Os que creem e aceitam Jesus já são amados e tem segurança eterna, mas ainda estão sendo santificados e aperfeiçoados. E fazemos isso juntos, como a Igreja, o Povo "Separado" para Deus. Os Cristãos estamos "tornando quem somos". Podemos ter a confiança que Deus cumprirá as suas promessas e nos salvará do pecado e do mal se continuamos apegados a Ele. Ele sempre segura-nos com mais força do que poderíamos segurar a Ele.
"Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações." - O Livro de Atos (Tradução NVI)
"Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá." - O Apóstolo Paulo, na sua carta aos Filipenses (Tradução NVI)
"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus."
- O Apóstolo Paulo, na mesma carta aos Filipenses (Tradução NVI)
Pelo Poder De Deus
Não confiamos em nossas forças para ganhar vitória, mas na força de Deus. Ele é capaz de garantir a obra, pois foi Ele quem começou a obra e é Ele que terminará a obra. De começo até final, conquistamos somente pelo Deus Trino. Podemos confiar que Ele quer nos dar a vitória, e podemos confiar que Ele vai.
Caminhamos juntos com Ele pela sua Palavra e pelos seus Sacramentos, como partes do seu Corpo (a Igreja Cristã), para ser fortalecidos e esculpidos por Ele cada dia mais e mais. Eles são meios (também com coisas como oração, louvor, etc.) que Ele tem nos dado para conhecer e reconhecer Ele e a sua vontade. Em tudo, confiamos Nele em vez de em nós.
"Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: 'Jesus seja amaldiçoado'; e ninguém pode dizer: 'Jesus é Senhor', a não ser pelo Espírito Santo." - O Apóstolo Paulo, na sua carta aos Coríntios (Tradução NVI)
"Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre!" - O Apóstolo Paulo, na sua carta aos Efésios (Tradução NVI)